Chegou o carnaval! Dicas simples para cuidar da pele e do corpo, vão multiplicar seus dias de folia


É tempo de cair na folia, pular, se fantasiar e se divertir. Mas é importante tomar alguns cuidados especiais para conseguir chegar no último dia de folia com a mesma animação que os primeiros e não deixar um probleminha de pele acabar com a sua festa!

Veja as dicas:

1) Fique alerta quanto ao material das fantasias

Evite tecidos sintéticos e apertados, que podem causar brotoejas, por não permitirem a pele respirar. Prefira roupas de algodão, claras, leves, fresquinhas e confortáveis. Use a criatividade para adaptar a fantasia para a estação, que está mais quente do nunca.

2) Escolha bem seus sapatos e tenha cuidado com os pés

Não esfolie os pés nesse momento, a pele mais fina favorece o aparecimento de calos. Use pomadas à base de cânfora ou mentol para relaxar os pés ao final do dia. Procure um calçado confortável, que você já tenha usado antes. Estrear sapato novo no Carnaval não é uma boa ideia. Mas se mesmo assim surgir alguma bolha no pé, Calma! Não deixe ela acabar com a sua festa. A melhor dica: não fure a bolha. Ela vai estourar sozinha e cicatrizar. Até lá, basta não usar sapatos fechados.

Se levar um pisão e a unha logo ficar roxa, não tente arrancá-la. O crescimento da unha do pé é muito lento. Somente se a unha estiver muito solta é que se deve tirá-la, a melhor indicação e orientação de cuidados, nesse momento, deve vir de um médico.

3) Maquiagem

Antes de aplicar a maquiagem, limpe bem a pele com um sabonete neutro facial e aplique um hidratante ideal para o seu tipo de pele. O primer também pode ser usado e ajuda não apenas a fixar mais a maquiagem, como a deixar a pele lisinha, suavizando linhas de expressão ou marcas de acne.

Tão importante quanto preparar a pele para aplicar a maquiagem é removê-la de maneira adequada. Há vários produtos com essa finalidade como: loções (mais leves e indicadas para peles oleosas), cremes (textura mais oleosa, limpa e hidrata a pele) e óleos bifásicos (removem as maquiagens à prova d’água, que são mais difíceis de serem removidas).

4) Evite usar maquiagem de adulto nas crianças

Os cosméticos de adultos, têm substâncias químicas para maior fixação, que podem provocar dermatite de contato nas crianças. Já existe maquiagem própria para os pequenos!

5) Proteja-se do Sol

Não esqueça o protetor solar. Mesmo! Faz muita diferença e sua pele reconhece seu esforço. O fator mínimo deve ser 30. Reaplique o protetor durante dia. Vale usar protetor com base para manter o make. Evite exposição nos períodos de pico de sol, das 10 às 16h. Quem tem pele oleosa deve optar por produtos oil free. Além disso, use bonés e óculos. Aproveite que é Carnaval e tire aquele chapéu que você não tem onde usar do armário!

Para quem esquecer de aplicar o filtro (mas você não vai esquecer, não é?), a solução é o pós-sol. Há diversas loções que hidratam, acalmam e restabelecem a barreira lipídica da pele, impedindo a descamação e a irritação, e ainda dão uma sensação refrescante. Mas é bom lembrar que o dano que o sol fez à pele o pós-sol não vai conseguir reverter, como manchas, envelhecimento e câncer de pele, que pode aparecer mais tarde.

6) E não esqueça o protetor labial!

Se vai passar batom, passe aquele que tem protetor solar na composição. Se não usa batom, use o protetor labial com FPS 30. O Herpes labial, é precipitado pela exposição solar intensa, e ninguém quer ficar com feridas na boca durante a folia.

7) Cuidado com as caipirinhas de frutas.

Frutas cítricas não combinam com sol! Muito cuidado se for manipular frutas cítricas com a exposição solar: mesmo dando aquela “lavadinha”, é possível que o líquido cítrico cause manchas marrons nas mãos, braços e no rosto, e até queimaduras.

8) Hidrate-se por dentro e por fora

A transpiração acarreta perda de água e sais minerais. Além de beber bastante líquido, você pode borrifar a pele com água termal, que hidrata e equilibra o pH. É uma água que possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e ajuda a combater os radicais livres. Pode ser usada em qualquer tipo de pele e várias vezes ao dia. Dá uma sensação calmante e refrescante à pele e ainda ajuda a diminuir a oleosidade. Há várias marcas de água termal que você pode encontrar nas farmácias.

9) Cuidado com os sprays de espuma

Sprays de espuma, geralmente, contêm substâncias tóxicas. Em contato com a pele, eles podem causar alergia e, se inalados, podem provocar rinite e asma. Ou ainda conjuntivite, se atingirem os olhos. Fique atento!

10) Cremes calmantes para as pernas

Se você é sedentário o ano inteiro, mas ama a maratona de Carnaval, possivelmente vai sentir dores nas panturrilhas e pés depois de um dia inteiro caminhando e pulando.

Existem diversos cremes que possuem substâncias calmantes e são ótimos para relaxar as pernas ao final do dia. Outra dica é, quando chegar em casa, colocar as pernas para cima para ajudar no retorno venoso.

Por: Dra. Gracieli Perches, médica da Clínica Hokage, CRM-63955 www.gracielipeches.com www.facebook.com/Dra-Gracieli-Perches-388374861343074/


Posts Em Destaque
Posts Recentes